Menu Principal

 

 

 

Especial Pantanal
Aspectos Gerais
Flora
Fauna
Atividades Econo...
Hidrovia
   
Compam - história
Nosso objetivo
Compra & Venda
Caixas de papelão
Contato
Tire sua Duvida
Parcerias
Links
Compam no seu site
 
 

 
Coloque a Compam nos seus Favoritos

   
     
         
  Pantanal - Fauna  
 

Peixes - Aves - Répteis e Anfíbios - Mamíferos

     Na  planície  pantaneira a  fauna e  flora se combinam num sistema hidrológico complexo, formando sub-sistemas aquáticos variados como rios, corixos, vazantes, baías (lagoas) de diferentes tipos, brejos e outros. Nesse sistema, a fauna aquática está adaptada a modificações hidrológicas ao longo do ano, onde os rios e demais corpos d'água apresentam um volume variável. Em decorrência, ocorre uma grande diversidade de habitats, que abrigam espécies de peixes com diferentes estratégias de vida, adaptadas a maior ou menor "previsibilidade" de variação temporal e espacial de parâmetros abióticos, disponibilidade de alimento e pressão de predação.

As espécies de importância para a pesca encontram-se associadas às regiões de alta e média-alta inundação e são, geralmente, peixes de "piracema".

A piracema é uma estratégia de reprodução, onde os indivíduos investem grande quantidade de seus recursos em uma única postura anual. Apresentam elevada fecundidade e efetuam desova total em um período curto de reprodução, o que possibilita o aproveitamento máximo do ambiente. Este fenômeno depende fundamentalmente dos ciclos de cheia e seca anuais.

No período de estiagem, os peixes formam cardumes e nadam rio acima. Atingem o curso superior no início do período das chuvas, quando realizam a reprodução. Em seguida, adultos e ovos "rodam" rio abaixo, alcançando os campos inundados. Nestes ambientes, adultos e as larvas recém-eclodidas encontram um vasto habitat de alimentação, abrigo e crescimento, onde permanecem durante as cheias. Quando se inicia a vazante, ocorre uma saída para o rio dos peixes que se encontravam nos alagados, é o fenômeno da "lufada", mais evidente no Pantanal norte.

A partir de então os peixes novamente se encontram nas calhas dos rios, formam cardumes e reiniciam o ciclo, migrando rio acima. Anualmente, uma nova geração de peixes jovens atinge a maturidade sexual, realizando pela primeira vez essa jornada, é o chamado recrutamento, que promove a reposição dos estoques. Dentre as espécies mais procuradas para pesca estão o pintado, o dourado, o caxara, o pacu, a peraputanga, o curimbatá e a piranha.

  Debata este assunto no Fórum Clique Aqui

 
 
 
     

 

                    © 1999 2006 - Compam.com.br propriedade da

            Compam - Comércio de Papéis e Aparas Mooca Ltda.