Os
pneus usados podem ser reutilizados após sua
recauchutagem. Esta consiste na remoção por
raspagem da banda de rodagem desgastada da carcaça
e na colocação de uma nova banda. Após a
vulcanização, o pneu "recauchutado"
deverá ter a mesma durabilidade que o novo. A
economia do processo favorece os pneus mais caros,
como os de transporte (caminhão, ônibus, avião),
pois neste segmentos os custos são melhor
monitorados.
Há
limites no número de recauchutagem que um pneu
suporta sem afetar seu desempenho. Assim sendo,
mais cedo ou mais tarde, os pneus são
considerados inservíveis e descartados.
Os
pneus descartados podem ser reciclados ou
reutilizados para diversos fins. Neste caso, são
apresentadas, a seguir, várias opções:
O
uso de carcaças de pneus na engenharia civil
envolve diversas soluções criativas, em aplicações
bastante diversificadas, tais como, barreira em
acostamentos de estradas, elemento de construção
em parques e playgrounds, quebra-mar, obstáculos
para trânsito e, até mesmo, recifes artificiais
para criação de peixes.
- Na
regeneração da borracha:
O
processo de regeneração de borracha envolve a
separação da borracha vulcanizada dos demais
componentes e sua digestão com vapor e produtos
químicos, tais como, álcalis, mercaptanas e óleos
minerais. O produto desta digestão é refinado em
moinhos até a obtenção de uma manta uniforme,
ou extrudado para obtenção de material
granulado.
A
moagem do pneu em partículas finas permite o uso
direto do resíduo de borracha em aplicações
similares às da borracha regenerada.
O
poder calorífico de raspas de pneu eqüivale ao
do óleo combustível, ficando em torno de 40 Mej/kg.
O poder calorífico da madeira é por volta de 14
Mej/kg.
Os
pneus podem ser queimados em fornos já projetados
para otimiza a queima. Em fábricas de cimento,
sua queima já é uma realidade em outros países.
A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP)
informa que cerca de 100 milhões de carcaças de
pneus são queimadas anualmente nos Estados Unidos
com esta finalidade, e que o Brasil já está
experimentando a mesma solução.
- No
asfalto modificado com borracha
O
processo envolve a incorporação da borracha em
pedaços ou em pó. Apesar do maior custo, a adição
de pneus no pavimento pode até dobrar a vida útil
da estrada, porque a borracha confere ao pavimento
maiores propriedades de elasticidade ante mudanças
de temperatura. O uso da borracha também reduz o
ruído causado pelo contato dos veículos com a
estrada. Por causa destes benefícios, e também
para reduzir o armazenamento de pneus velhos, o
governo americano requer que 5% do material usado
para pavimentar estradas federais seja de borracha
moída.
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